Dedé Ribeiro é dramaturga, produtora, professora e colagista com mestrado na Paris I/Sorbonne e em Artes Visuais na UFRGS. Como dramaturga, ganhou o Prêmio Habitasul com O Mistério das Baipotas (com Angel Palomero); produziu o projeto MicroDramas e integrou por oito anos a Oficina Dran, de dramaturgia, orientada por Graça Nunes.
Teve três textos publicados no livro Teatro com Graça. No final de 2018, lançou os textos Bolo no Casamento e AeroPlano na coleção As Dramaturgas.
Seu texto Conexão com o Além foi premiado no III Festival Estadual de Esquetes (RS) em 2014. Sua peça Qual Vai Ser? de 2015 realizou turnê por 290 cidades brasileiras (até 2018) e a peça #Juntos viaja por 80 municípios em 2022.
Com algumas incursões na prosa, notadamente na microliteratura, Dedé participa do Clube de Criação Literária e do grupo Literatura Mínima, criados por Robertson Frizero. Está preparando dois livros: um de crônicas focadas em suas experiências como produtora cultural e outro com os MicroDramas (projeto de 2008 revisitado).
Em 2021 recebeu o Prêmio Trajetórias Culturais do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.