top of page
AeronaveW.jpg

Diagnóstico por Colagem, primeira individual de Dedé Ribeiro, apresenta série inédita de trabalhos em que a
artista parte do seu repertório de experiências para criar enigmas visuais. As obras, cujos títulos são perguntas, instigam o público a interrogar-se sobre o que vê, da relação da obra com seu título e de sua relação com a questão em si.


No díptico “Onde está sua cabeça agora? / O que não cabe mais na sua mente?”, por exemplo, a artista se apropria de resultados de tomografias como suporte para superposição de fragmentos que indicam o trauma
como possibilidade de ponto de partida para um autoexame. Uma relação possível entre o objeto da análise clínica e a reflexão que ela provoca é a de consciência da morte. Há inúmeras relações possíveis - incontáveis talvez - e elas variam de acordo com o olhar de cada expectador.


As questões propostas nos títulos de cada obra significam mais que vestígios do ponto de vista da artista; elas demonstram a intenção da autora de diagnosticar seu público, que será estimulado a respondê-las também. E o resultado da coleta de dados realizada durante essa exposição-exame servirá de base para outra obra: uma publicação com as imagens que fazem parte dessa mostra acompanhadas de seleção das interpretações possíveis.


Francisco Ribeiro
Curador
Abril/ 2018

galeria

bottom of page